De Ourense a Santiago. Chegando em Cea.

Algumas breves indicações para deixar Ourense a Santiago, chegando em Cea. Com as duas variantes. Por Canedo e por Cudeiro. Com fotos!

Caminho para Santiago.

Muitos dos nossos convidados são peregrinos que estão fazendo o Caminho de Santiago. Alguns deles depois de caminhar durante cerca de um mês, desde Valência, Algeciras; outros mais próximos, como Zamora Puebla de Sanabria, Chaves…

Mas muitos deles começam em Ourense, ou retomam a sua peregrinação na nossa cidade. Isto porque estamos a 105 km de Santiago de Compostela, cinco quilómetros mais do que a distância a que o Arcebispo de Compostela concede os certificados de ter feito a peregrinação.

105 quilómetros.

Essa é a distância oficial a pé e há muitas maneiras de dividir esses quilómetros em etapas. A distância percorrida pelas etapas para fazer o Caminho de Santiago desde Ourense de 16 quilómetros confortáveis até cerca de 37 quilómetros difíceis.

Em uma série de artigos vamos oferecer diferentes opções para que você possa escolher a melhor de acordo com suas habilidades e necessidades.

Mas primeiro vamos começar com o caminho para sair de Ourense, em direcção a Cea. Esta é a primeira etapa do Caminho e existem duas variantes, dependendo se você vai para Cea via Cudeiro ou Canedo.

Uma opção é tomar o Camiño Real de Cudeiro, que tem 23 km de comprimento e uma suave inclinação.

A outra opção é ir pela Cuesta de Canedo, que tem 21 km de comprimento e uma inclinação de 10%.

Ambas são opções viáveis de caminhada, mas a trilha do Cudeiro passa por mais povoados.

Deixando o Grelo Hostel você vai descendo a rua até o primeiro cruzamento. Vire à direita na rua Coruña e desça até chegar ao cruzamento com a rua Progreso. Virar novamente à direita e caminhar pela rua Progreso até chegar ao rio Minho. O Minho é salvo pela ponte romana.

Uma vez passada a ponte, encontra-se na Avenida de las Caldas, tem que subir até chegar a um grande cruzamento; onde à esquerda encontrará um BBVA, à direita um parque elevado (pode ver as árvores), e debaixo do parque há lojas. Na calçada oposta, à direita, há uma loja de ferragens e uma tabacaria.

Cruce del Puente
Cruce del Puente

Neste cruzamento é onde você tem que tomar a decisão de passar por Canedo ou Cudeiro.

Se optar por passar por Canedo, tem de continuar subindo a Avda. das Caldas até chegar à estação de comboio. Aí, seguindo a calçada da estação, continue pela rua Eulogio Gómez Franqueira, em direcção a Vigo seguindo a N-120, até chegar ao desvio para ir até ao Quintela de Canedo.

Neste ponto encontraremos a adega Arnoia na calçada esquerda e o churrasco O Fogón na direita.

Apanhe a OU-0520, até chegar ao desvio que diz Costiña de Canedo.

Siga esta via, passando por baixo do túnel do comboio e sem parar até chegar a Cea.

Se você optar por passar por Cudeiro, no cruzamento pegue a rua que sai à direita, Avda. de Santiago. Salvaremos os trilhos do trem por uma ponte e estaremos na Praza da Mariña. Temos que continuar pela Avenida Santiago até chegar a uma estação de serviço da Cepsa, ali veremos uma grande placa que indica a direção a seguir para continuar o caminho de Santiago.

Uma vez que tomamos essa direcção temos de ter o cuidado de atravessar a N-525, que de manhã cedo pode ter tráfego de pessoas que vivem no interior e descer para a cidade para trabalhar.

Assim que se entra em Cudeiro, sem parar até Cea..

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Back to Top